6 games espaciais que completam 40 anos em 2019 - Coins & Sagas

6 games espaciais que completam 40 anos em 2019

Compartilhar


O espaço sideral era assunto de grande destaque na década de 1970. E não é por menos. A corrida espacial, uma das faces da Guerra Fria, estava a todo vapor. O Programa Apollo, que levou o homem algumas vezes à Lua — O.K., nem todo mundo acredita — encerrou em 1975 e foi considerado um sucesso.

A indústria dos games ainda engatinhava. As engenhocas que aprendemos a considerar como primeiros videogames — o Pong, por exemplo — haviam sido lançados em 1969, e a indústria de games ainda buscava se consolidar. Para tanto, era necessário que ela estivesse atenta ao imaginário popular.

Como consequência, nunca os jogos com temática espacial tiveram tanta importância como naquela época. Na lista de hoje, separamos 5 títulos lançados em 1979 e que, portanto, estão completando 40 anos em 2019.

6. Galaxian



Galaxian está entre um dos primeiros títulos da história dos jogos a ser fortemente inspirado — eu não disse cópia, hein! — num outro de sucesso, prática comum até hoje (dá uma olhada no nosso artigo sobre os "inspirados" em Candy Crush).

Desenvolvido pela Namco e publicado em arcade e Atari 2600, Galaxian tem a mesma dinâmica de Space Invaders, desenvolvido pela Taito em 1978 e também publicado em Atari 2600.

Basicamente, o jogador deveria atirar num pelotão de naves alienígenas com design insetóide que pouco se mexia na tela. Volta e meia, uma, duas ou seis naves saíam de seus lugares e atacavam a nave do jogador.


Para muito retrogamer, essa imagem já vem com som.
O sucesso de Galaxian abriu as portas para que uma continuação fosse lançada em 1981. Galaga tinha melhorias gráficas consideráveis (para a época) e algumas pequenas adições de desafios, como um raio para abdução que precisava ser evitado. E também foi lançado para Atari 2600. Fazer o quê, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages